Reply to comment

Destaques 15 de Fevereiro

Comércio
Um importante distribuidor de vestuário dos EUA assinou um Memorando de Entendimento com um fabricante do Gana para o aluguer da sua fábrica de vestuário para exportações para os EUA, o que irá criar cerca de 500 postos de trabalho até ao final deste ano.

75 intervenientes de Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Gana, Guiné, Mali, Nigéria, Reino Unido e EUA inscreveram-se na Carité 2011: Soluções Sustentáveis, a conferência anual do sector organizada pelo Centro para o Comércio da USAID, agendada para 6 e 7 de Abril em Acra, no Gana. Já estão abertas as inscrições online em www.globalshea.com/registration.

11 consultores de negócios da Aliança Africana do Caju receberam formação em matéria de segurança alimentar e qualidade por parte de peritos internacionais. Os consultores irão formar empresas para garantir a coerência com o Código de Conduta Comercial da Aliança Africana do Caju, que fazia parte da Declaração de Maputo na conferência anual da ACA 2010, em Moçambique. www.africancashewalliance.com

Transportes
Os intervenientes numa conferência da UEMOA sobre a situação de Ouagadougou, no Burquina Faso, concordaram que o mercado de camiões da África Ocidental deve ser liberalizado, embora para fazê-lo sejam necessárias medidas para proteger os operadores durante a transição para a plena concorrência. Um estudo do Centro para o Comércio da USAID indicou que o mercado dos camiões da África Ocidental deve ser liberalizado de forma a reduzir os custos de transporte.

Os comerciantes de tomates e cebolas no Togo creditaram as campanhas de sensibilização apoiadas pelo Centro para o Comércio da USAID com uma queda acentuada nos subornos que pagam nas auto-estradas do país. Os comerciantes disseram que os subornos caíram de 75,000 FCFA (cerca de $215) para aproximadamente 25,000 FCFA (cerca de $71, sendo $1=350 FCFA) por viagem, graças à sensibilização advogada por uma organização da sociedade civil e financiada pelas verbas do Centro para o Comércio da USAID. www.borderlesswa.com

30 intervenientes do Burquina Faso e Gana participaram num workshop em Acra para avaliar o progresso e debater formas de implementar mudanças que reduziriam os custos no corredor Tema-Ouagadougou. Os representantes dos sectores público e privado constituíram grupos de trabalho em Outubro de 2010 para implementar as recomendações do estudo do Centro para o Comércio da USAID sobre os custos de transporte no corredor. www.borderlesswa.com

Um relatório do Ministério das Estradas e Auto-estradas do Gana concluiu que a sobrecarga dos camiões custa ao Governo do Gana $145 milhões anualmente em danos às estradas do país e acidentes. O relatório, que analisa detalhadamente a aplicação dos regulamentos relativos à carga por eixo, baseou-se parcialmente nos relatórios e estudos de transporte do Centro para o Comércio da USAID.

Ambiente de Negócios
Os intervenientes numa reunião regional concordaram que a implementação de um serviço aduaneiro de balcão único em toda a África Ocidental reduziria os custos da realização de negócios. Os representantes aduaneiros do Benim, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Togo juntaram-se aos representantes do sector privado no Gana e Costa do Marfim, e aos altos funcionários do Banco Mundial e da CEDEAO no workshop em Acra, no Gana.

Durante uma missão de averiguação a Aflao, na fronteira Gana-Togo, os intervenientes disseram a uma equipa do Centro para o Comércio da USAID que publicar informações sobre taxas e procedimentos na fronteira facilitaria as operações comerciais para os sectores público e privado.

Durante um workshop para validar um estudo do impacto do regime, os intervenientes disseram a uma equipa do Centro para o Comércio da USAID que existem lacunas significativas na aplicação do Sistema de Liberalização do Comércio da CEDEAO no Togo. Os representantes dos ministérios das Finanças, Comércio e da Segurança Nacional, a agência da ECOWAS, a alfândega e o sector privado participaram no workshop.

share

Reply

The content of this field is kept private and will not be shown publicly.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Each email address will be obfuscated in a human readable fashion or (if JavaScript is enabled) replaced with a spamproof clickable link.
  • You may use [swf file="song.mp3"] to display Flash files and media.
  • Image links with 'rel="lightbox"' in the <a> tag will appear in a Lightbox when clicked on.

More information about formatting options

By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.

Filter all content by…

Agreements